31 de maio de 2012

As cores do chá: Oolong

Oolong (também escrito wulong) é um dos vários tipos de chá. Um dos menos conhecidos no ocidente, é muito apreciado na China e no Japão e tido como a categoria com maior variedade de sabores e aromas. Não é difícil entender isso: há uma vasta gama de tipos de chá classificados como oolongs.

Na escala de “cores” o oolong é conhecido como chá azul e fica entre o chá verde e o chá preto no que refere-se ao grau de oxidação, combinando, muitos dizem, as melhores características de ambos. Portanto, são chás semi-oxidados, indo de 8% a 85% de oxidação (os verdes ficam abaixo de 8% e os pretos acima dos 85%). Existem, assim, oolongs que são mais próximos ao chá verde, na sua cor, sabor e propriedades, e outros são mais próximos ao preto.

“Um bom oolong é ao mesmo tempo refrescante e delicioso; o espectro do oolong tem uma variação de aromas e sabores que o distingue de tudo que se pode obter com os chás verde e preto”, segundo Fergus Ray-Murray.

A produção se dá especialmente na China e em Taiwan. As folhas geralmente são semi-enroladas (deixando-se uma “cauda”, às vezes parecendo um girino) ou curvadas, manualmente. São muitos processos de manufatura diferentes, então a explicação de alguns ficará para mais tarde, quando eu prová-los (os chás, não os processos).

Entre os oolongs mais famosos estão o Tieguanyin (Iron Goddess) e o Da Hong Pao (Big Red Robe), ambos originais da província de Fujian.

Foto do site Adagio Teas mostrando um Tieguanyin

Um comentário:

  1. Tea Swan is a premium tea wholesaler offering a great selection of exotic premium Organic, loose leaf tea from Darjeeling, Assam, Nepal and China at bulk and for wholesale. As a wholesale loose leaf tea supplier, assure that our teas are obtained from various tea manufacturing regions of India, and unassuming to suit you and your customer's palate.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...