21 de maio de 2012

A importância da água (e da chaleira)

A qualidade da água é muito importante para o chá. Recomenda-se usar água mineral ou filtrada para fazer uma boa xícara de qualquer infusão. Levando-se em conta que o chá é praticamente 99% (ou mais) de água, e que a água pura boa e ruim é percebida por nosso paladar (experimente sua água da torneira e um copo de Perrier e veja a diferença), esse é um dos fatores que melhoram e pioram qualquer infusão, seja chá ou não.

Eu tenho usado somente água mineral. Não tenho filtro, então essa é a saída que encontrei. Imagino também que qualquer filtro não sirva. Tem que ser um filtro bom. Ou muito bom. De qualquer forma, o filtro não transforma o líquido cheio de cloro e flúor (e sabe-se lá mais o quê) em mineral. E com isso não quero dizer que a água mineral é a melhor. Existem as boas, existem as ótimas, e existem as que não vão dar uma boa xícara de chá.

Voltarei a este assunto outra hora. O que me move a escrever este texto não é tanto a água em si, mas onde ela é preparada para fazer a infusão. Eu estava usando uma chaleira de alumínio. Na verdade, não sei bem se aquilo é alumínio. Só sei que estava criando uma mancha no fundo. Não dei muita bola para isso, estava limpa e aquecia água rápido, parecia ok. Mas daí inventei de provar pura a água que ela havia fervido (depois de fria, claro) e o gosto daquilo me fez saber que realmente todos os fatores trabalham contra o seu chá. Você tem que saber contra-atacar.

A minha chaleira estava alterando o sabor da água e, por consequência, estava alterando o sabor dos chás. Estava mascarando o gosto que os chás deveriam ter. Eu estava usando duas colheres (chá) de chá para poder ter uma xícara com sabor. Após comprar uma nova chaleira, essa quantidade de chá se mostrou muito alta.


Minha nova chaleira não interfere no sabor da água, deixa o chá com o sabor que deveria ter (na conjunção com esta água específica) e faz com que eu economize 50% de chá em cada xícara. Agora eu estou usando apenas uma colher (chá) de chá para fazer 200ml. Sinto o gosto específico de cada chá, não fica fraco nem com gosto de nada além da própria infusão. Inclusive já corrigi as recomendações que eu havia feito para as infusões do Lung Ching e do blend Golden Thai. Esse último, que eu havia acusado de perder o sabor e ficar mais amargo, estava ficando assim porque iniciei a fazê-lo com a nova chaleira. O coitado não tem culpa se eu estava usando folhas demais.

Fica uma recomendação: chaleiras (e panelas) esmaltadas e de aço inox são, entre as que não interferem no sabor nem liberam substâncias tóxicas, as mais fáceis de achar. Eu comprei uma chaleira (talvez seja um bule) esmaltado vermelho. Bem prático, embora a tampa caia se inclinar muito.


(Fotografia: Ederson Nunes)

2 comentários:

  1. Adoro panelas esmaltadas, São boas pra cozinhar e limpar mas minha chaleira é de aluminio, vou até ver se ela nao esta deixando minha agua pior do q já é.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela sua postagem! Gosto de tomar chá de hortelã preparado com folhas secas e, depois de atentar para o detalhe - importantíssimo! - do material da chaleira (ou bule), comecei a notar que a temperatura influencia, e muito, no sabor do chá. A água tem que ser filtrada e não pode ser levada à fervura... Quando começam as primeiras bolhas no fundo, eu desligo o fogo e deixo as folhas em infusão por 3 min. O chá fica uma delícia!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...