5 de julho de 2012

O drama de quem não consegue mais tomar café


Eu era um bom coffee drinker até que comecei a tomar chás. Tomava de duas a três xícaras grandes de café toda tarde. Fazia na cafeteira elétrica, com água da torneira mesmo, entornava duas colheres de açúcar (ou, nos últimos tempos, uma de açúcar e um pouco de adoçante, porque barriga ninguém quer) e mesmo quando não ficava bom, era suficiente. Às vezes eu pensava em almoçar só para tomar café depois.

Esses tempos se foram. Depois que comecei a tomar chá, e ler e aprender sobre a bebida, as coisas tomaram outro rumo. Completamente cessei com o café. Chá sempre me agradou mais no inverno (os malditos de saquinho), mas nunca tive problema em retomar o café. Pois agora, depois de semanas apenas com chás verdes e pretos e brancos e outras cores quaisquer que os chineses inventem, não consigo mais me dar bem com café.

Chá, para mim, requer mais atenção, um pouco mais de inserção no processo, desperta bem mais o paladar para pequenos detalhes, é mais simples mas é mais complexo. Passei para outro patamar (nem melhor nem pior, apenas diferente) minha sensibilidade gustativa, não consegui mais gostar da tosquice que geralmente é café. Tentei fazer direito: com água mineral, fervendo e não fervendo, com pré-infusão, lavando o filtro de papel, botando mais, botando menos, sem açúcar, com leite, enfim...

Tentei com o pó que tinha aqui em casa (um tal de Pilão Origem, super adstringente) e achei um terror. Tentei em cafeterias, mas só consigo tomar espresso com chantilly, senão dá vontade de chorar no cantinho.

Comprei o tão esperado Café do Mercado e foi triste. Aliás, sobre este último: apesar de ter pedido torra suave o cheiro é muito amargo (é ótimo, se sente de longe - tenho que guardar fechado em dois potes para não infestar a cozinha - mas o cheiro, sim, é amargo). Esse café gourmet  do Mercado é o primeiro do tipo que eu compro, porém não me adiantou de nada: puro (como eu tomo chá) é um horror, com açúcar o sabor do café cai e fica um negócio enjoativo e intragável.

Não estou dizendo que seja culpa especificamente do Café do Mercado - de quem todo coffee drinker fala bem (e eu, decerto, falaria maravilhas há três meses) -, mas que ele não se apresentou nada além de um café Bom Jesus, isso é bem verdade. Apesar de grãos arábica e outras balelas de marcas de café, tenho achado ruim.

Contudo, deve ser culpa dos chás. Culpe a cammelia sinensis, 3 Corações, por eu não estar mais comprando 500g do seu Premium todo mês.


6 comentários:

  1. Vou ter que entrar de vez nos chás pra ver se me desapego do café tammbém

    ResponderExcluir
  2. Agora entendo o porquê da tua identificação com o vídeo aquele do cara que bebia muito café e trocou pelos chás. O café nunca me fez muito bem e nunca consegui achar o sabor uma maravilha.. sempre tomo(ava) com muito açúcar e/ou leite também e mesmo assim não ficava feliz. Viva a dona Sinensis :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é hahahaha Aquele vídeo é quase autobiográfico.

      Excluir
  3. Ederson, que pena que não gostou do café do Mercado, ainda não provei mas quero fazer isso assim qu e puder passar por lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando puder prova sim, Vera. Eu posso não ter gostado agora, mas pq não estou gostando de nenhum. Vai q daqui a pouco eu goste...

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...