10 de outubro de 2012

O que é chá

Um post para juntar informações. Abaixo estão os links para os textos sobre os tipos dos chás que já publiquei aqui no blog. Mas também gostaria de rever o assunto básico: o que é chá.

Como já falei, chá vem de uma e única planta: Camellia sinensis; assim como o café vem do cafeeiro (Coffea sp.) e o guaraná vem do guaranazeiro (Paullinia cupana Kunth). Portanto, o chá é um produto originado de tal planta, e só dela: pode ser feito com as folhas, brotos e/ou galhos, dependendo do chá que se deseja.

Tudo que não é chá, é apenas uma infusão de algo (infusão é deixar alguma coisa em água quente para dela se extrair sabor, cor, propriedades etc). Chá, a bebida já pronta, é também uma infusão - uma infusão das folhas de chá. Mas o que não vem da Camellia sinensis (e não é chá) não se transforma em chá só porque passou pela água quente.

"Chá" não é sinônimo de bebida feita com água quente. Juntar folhas de hortelã e fazer infusão não a transforma em chá - você só faz uma infusão de hortelã. Chá é o que vem da Camellia sinensis e a infusão dela resultante.

A planta do chá (sempre quis usar esta ilustração)


Portanto, chá (o que vem da Camellia sinensis) é chá mesmo se for em saquinho, em folha inteiras, folhas quebradas ou misturado com alguma outra coisa (no caso, seria um blend). Chá é chá mesmo antes de passar pela infusão, mesmo ainda na lavoura (o pé de chá, as folhas de chá).

Obviamente se chama chá de forma generalizada a tudo que é infuso - nada contra, mas não é tecnicamente "correto" e aqui no blog só trato como chá aquilo que é chá.

Deixando isso esclarecido - já que já me perguntaram algumas vezes - deixo aqui links para os textos sobre os tipos de chá (as suas "cores"):









3 comentários:

  1. Ederson adorei sobre o que é cha...estou começando neste mundo dos chas, e hoje aprendi muitoooooo com vc...obrigada pelas informações, sigo seu blog por favor ñ se afaste...Outro dia vc me informou sobre os termometros, fiquei muito agradecida. abraços Wilma.

    ResponderExcluir
  2. Oi Wilma, que bom, o blog existe mesmo para eu aprender e para tentar divulgar informações para quem tb quer saber mais.

    ResponderExcluir
  3. Olá, estou gostando muito das dicas e aprendendo mais e mais.. já consegui entrar em contato com a Moncloa - OBRIGADA - Andréa - Joinville - SC

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...