14 de dezembro de 2012

Receita: Bolo de chocolate perfeito

Sempre quis fazer uma receita de bolo de chocolate que resultasse em sabor mesmo de chocolate. Mas é complicado, você sabe. Mas eis que por acaso, no Folha do Chá, a Márcia publica uma receita de brownie que leva chocolate derretido na massa. Isso eu nunca havia experimentado (não sei por quê, já que parece tão óbvio...) e tentei adaptar a receita para um bolo. Pois eis que deu certo. Mais que certo: ficou um bolo de chocolate perfeito. Tem o sabor do chocolate, é macio, desmancha na boca, fica úmido e escurinho.

Não consegui harmonizar com nenhum chá, porque é só começar a provar que minha mente pede uma xícara de leite gelado.


Bolo de chocolate perfeito

100g de chocolate amargo derretido
100g de margarina sem sal
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (chá) de fermento químico em pó
2 ovos
1/4 de xícara (chá) de leite

Derreter o chocolate (em banho-maria ou no microondas) e misturar a margarina nele, até ela amolecer (não é para derretê-la). Juntar aos ingredientes secos já misturados, acrescentar os ovos e ir mexendo de leve até incorporar, juntando mais para o final do processo o leite. Depois é só colocar em uma fôrma e levar ao forno por uns 35 minutos.



* Já fiz algumas vezes a receita, sempre usando chocolate amargo da marca Arcor. É um chocolate muito decente pelo preço, 53% de cacau (dizem) e sem gordura vegetal.

* Uso fôrma redonda de 24cm de diâmetro. Assim fica um bolo não muito alto, bom para cortar em quadrados. Se for uma fôrma menor, ele vai ficar mais alto e talvez se despedace quando cortado.

* Tentei fazer uma vez com framboesas e acho que atrapalhou um pouco. Para acrescentar framboesas talvez eu devesse colocar um pouco mais de açúcar: as que eu usei estavam um tanto quanto ácidas e interferiram muito no chocolate; mas rendeu fotos com as framboesas bonitas.




4 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...