24 de fevereiro de 2013

Receita: Biscoitos de quinoa e cacau (sem glúten)

Então esta é uma receita de biscoito sem glúten. Comprei uns ingredientes diferentes para inventar e acabei chegando nesta receita. Não fiz por nenhum motivo especifico, mas agora me vi numa perspectiva de ficar alguns dias sem glúten mesmo, só para ver como eu me saio tentando comer sem essa proteína. E até por que, além de estar ciente da possível relação do glúten com acúmulo de gordura abdominal, depois de ler este texto no site do Senado tô achando que o glúten cola o intestino.



Mas vamos lá, nada melhor do que uma restrição alimentar para animar a semana.

Biscoitos de quinoa e cacau

3/4 de xícara (chá) de quinoa em flocos
2 xícaras (chá) de farinha de arroz
4 colheres (sopa) de cacau em pó
3/4 de xícara de açúcar mascavo
3 1/2 colheres (sopa) de manteiga
1 1/2 colher (sopa) de mel
1 colher (chá) de fermento químico em pó
1 ovo

O objetivo é juntar tudo e ir amassando com as mãos. A massa tem que ficar um pouco seca e esfarelenta, mas úmida o suficiente para formar biscoitos quando for pressionada. Faça biscoitos de 2 a 3 centímetros de diâmetro e coloque no forno pré-aquecido, por uns 40 minutos.

Eles têm tendência a ficar duros depois de frios; para que isso não aconteça é bom tirá-los do forno quando a parte de baixo estiver já assada mas a parte de cima ainda estiver macia (mas não crua, claro).



* Não sei se é fácil encontrar quinoa em flocos. Eu comprei da marca Cacalia (há venda online). Aqui em Porto Alegre é possível encontrar no Mercado Público, na Loja da Reforma Agrária: 250g custou um pouco mais de R$ 7,00.

* Nessa loja também comprei o cacau em pó, que custou R$ 7,50 por 250g (e não se é bom, porque é a primeira experiência que tenho com esse tipo de produto - antes só havia usado chocolate em pó, que é cacau em pó com açúcar e, por vezes, outros ingredientes).

* Se não estiver se importando com glúten, pode substituir a quinoa por aveia.

* Coloquei mel porque quis aproveitar a umidade dele para diminuir a quantidade de gordura. Mas você pode aumentar a manteiga e o açúcar e tirar o mel.

* Os cookies podem ser também sem lactose, se substituir a manteiga por margarina que não tenha traços de leite (você deverá aumentar um pouco a farinha, pois margarina é mais mole).


12 de fevereiro de 2013

Bule de vidro Chá Yê

Um dos utensílios mais bacanas que já usei para fazer chá é este bule de vidro da Chá Yê. Feito à mão na China, vem com um infusor em aço inox, de muito boa qualidade e com furos bem finos, ótimo para fazer infusões de folhas pequenas como rooibos

Esse infusor, no entanto,eu  não costumo usar, pois prefiro fazer a infusão diretamente dentro do bule - e para ajudar nisso ele conta com um filtro aramado no bico (que é removível), totalmente eficiente para chás de folhas médias e grandes - tudo fica preso ali, com a vantagem de você poder ver as folhas em infusão através do vidro.

O bule tem uma peça de plástico, que é a responsável por manter a tampa firme, mas o meu estava firme demais, então tive que cortar alguns milímetros em toda a volta para poder abrir e fechar sem forçar - agora está com a pressão certa.

É uma peça delicada, bonita e que sempre me dá vontade de preparar mais um chá.





Onde comprar: www.chaye.com.br
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...