17 de agosto de 2015

O que é matcha

A nova moda das empresas de dieta parece ser o matcha. Tem em tudo que é lugar algum produto com este nome. E de tudo que é jeito absurdo - porque, você sabe, nem tudo que se diz que é algo é aquilo mesmo, especialmente neste ramo de alimentação (lembrem-se, por exemplo, que recentemente, seguindo a moda detox, muitos produtos chegaram às prateleiras com este nome "detox", prometendo "desintoxicar" as pessoas, e a Anvisa mandou suspender sua divulgação "milagrosa").


Bom, ok, ninguém liga muito para o que é matcha, bancha, chá vermelho etc,  mas eu ligo. Vamos lá dar uma aprendida no assunto então.

Matcha simplesmente é um tipo específico de chá verde, em pó, produzido de modo tradicional japonês, originalmente usado para a cerimônia do chá nipônica. Estas as palavras chaves: "chá verde específico", "japonês" e "em pó". Fora desse padrão, não é matcha. Pode ser em pó, mas se não for o tipo certo, feito segundo os preceitos japoneses, não é matcha. Pode ser parecido, pode estar imitando, pode querer confundir, mas não é matcha. É que eu gosto das coisas bem entendidas.

Este produto da foto abaixo, por exemplo, não é matcha, é uma mistureba de um monte de negócios. Mesmo os produtos que não são essa mistureba, que consistem em apenas chá verde em pó, se estão nas prateleiras de supermercados ou lojas de coisas naturais anunciando emagrecimento, provavelmente não são matcha também. Tudo bem serem só chá verde em pó. Tudo ótimo com tomar chá verde em pó, mas colocar na coisa o nome de algo que não é, não me parece honesto, apenas marketing pra vender mais com promessas suspeitas (e lojas de coisas naturais estão cheias dessas coisas, vide os detox da vida, os pré-treinos super-power que são só cafeína, os seca-barriga, os cafés verdes, os óleos de sei-lá-o-quê - conheço todos de vista, estou sempre nessas lojas).


Você pode vender um queijo mussarela dizendo que é parmesão? Pra quem não sabe a diferença, pode. Pode vender um whisky de Piracicaba dizendo que é um scotch 12 anos? Pra quem não sabe a diferença, pode. É isso que acontece, basicamente.

E quais são as especificidades do matcha, então? Bom, o matcha vem, é claro, da cammelia sinensis, a planta do chá. Ele é cultivado como um gyokuro (o mais requintado dos chás japoneses), ou seja, nos últimos 20 ou 30 dias antes da colheita a lavoura toda é coberta para que as plantas não peguem mais sol. Isso faz com que diminua o nível de taninos nas folhas (responsáveis por amargor), e aumente o aminoácido teanina, assim dando um sabor forte e marcante mas suave e doce ao matcha, e sua cor fica mais viva e profunda.

Depois ele passa por etapas de processamento específicas das folhas, até que elas sejam moídas em um pó muito, muito fino, utilizando-se moedores de pedra - os de baixa qualidade são moídos em máquinas mesmo, como pode-se ver no vídeo ao final do post.

Propriedades benéficas, ele tem? Sim, as propriedades do matcha são potencializadas por ele ser tomado diretamente, ou seja, ingerimos as folhas mesmo (o pó), e não a infusão das folhas, como nos outros tipos de chás. Assim sendo, polifenóis estão em profusão (que são anti-oxidantes e fazem um bem danado), principalmente um lá chamado EGCG, assim como cafeína. Ele emagrece? Bom, cafeína é conhecida por acelerar o metabolismo; enquanto isso a teanina é cheia de propriedades benéficas e nutrientes. Isso faz emagrecer sozinho? Realmente, não, mas pode ajudar dentro de um contexto,como tudo na vida.


Fiz um teste estes dias, com um matcha de verdade, que nem era de alto nível, e um desses matchas falsos que são qualquer-coisa-que-não-sabemos-o-que-é, comprado numa "loja natural". A foto acima mostra o resultado: o matcha real fica espumoso e bonito, a espuma dura vários minutos e o aroma é fantástico - o sabor também, para mim, mas isso vai do que cada um acha: não tem nada de amargo, mas tem um gosto bem verde, com notas de espinafre e algo umami. Já o "falso matcha" fez pouca espuma, que logo desapareceu, e tinha um gosto amargo de nada, realmente.

É bom aqui salientar que as propriedades benéficas do matcha só estão reportadas porque em estudos são considerados os matchas verdadeiros. Se alguém pega aqueles chás verdes horrorosos que se vendem por aí nas lojinhas (já viram quanta porcaria tem por aí com o nome de "chá verde"?), mói e vende como matcha, nem rezando dá o mesmo resultado.

Então, lembrando: matcha é sim um chá verde em pó, mas é um chá verde muito específico, cultivado de forma específica e processado dentro dessas especificidades. Não é porque moemos qualquer chá que ele se torna matcha, assim como não é qualquer vinho espumante que é champanhe (só pode usar este nome os espumantes da região de Champanhe, na França, você sabe). Se você está assim preocupad@ com sua saúde e/ou dieta, faça direitinho. Se quiser comprar matcha, compre do bom; se quiser comprar chá verde, compre das marcas decentes, nada daquele monte de capim seco cheio de galhos.

Aqui um vídeo mostrando rapidamente o processo de se plantar e processar matcha (eles só não mostram as lavouras cobertas, apenas as lonas amarradas sobre os canteiros esperando a época certa para serem abertas):


Em breve (provavelmente nem tão breve) farei um vídeo mostrando como se prepara o matcha. Ele tradicionalmente é usado para a cerimônia do chá japonesa, que envolve todo um ritual meditativo, mas para tomar em casa normalmente bem de boas também há que se saber como preparar.

Atualização
Onde comprar?
Atendendo a pedidos, segue onde há matcha verdadeiro para comprar no Brasil, que eu saiba:
Talchá - online e nas lojas
Moncloa - nas lojas
Perceba que o preço em "tea boutiques" é bem alto.

Também se encontra em São Paulo, em alguns mercadinhos da Liberdade (cuidado, compre de marcas japoneses, pois marcas brasileiras não fazem o verdadeiro).

O meu eu comprei no Ebay. Você vai ver que os valores são bem mais em conta. Aqui também é preciso cuidado, pois há muita coisa de baixa qualidade - mas geralmente dá pra comprar tranquilo, só que chega dois meses depois.

12 comentários:

  1. Olá! Achei seu post bem bacana, já que também sou bem chata com os chás que compro. Só achei que você poderia dar dicas/sugestões de marcas que vendem matchá de verdade no Brasil, pois acho muito difícil encontrar.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Eu gostaria de saber se o gosto do chá é bom

    ResponderExcluir
  3. Eu queria saber se você na hora que fez passou pela peneira e se mexeu como eles fazem com um negócio que parece um fué de bambu para saber se assim saberei a diferença, então pelo que consto são 2 detalhes: a espuma que tem que ter e o sabor não pode ser amargo, eu comprei no mercado livre e pelo preço estou desconfiada que comprei gato por lebre, por acaso apareceu um vídeo falando sobre isso, até o matcha pode ser falsificado e muita gente não sabe

    ResponderExcluir
  4. Olá!! Por favor, você poderia deixar o link do matcha que vocÊ comprou no Ebay? Preciso muito, já comprei o falso :/ Seu blog é ótimo! Obrigada por compartilhar seus conhecimentos com nós!! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O link do que comprei não tenho mais, agora quando for comprar de novo vou procurar por anúncios que digam algo como: original japanese premium matcha

      Excluir
  5. Eu ri muito com a sua matéria. Além de muito bem elaborada, sua narração é bem engraçada. Eu tb gostaria de indicação de marcas aqui no Brasil. Obrigada pela matéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui no Brasil só sei da Talchá que vende, inclusive online. Nas lojas Teashop também é capaz de encontrar.

      Excluir
  6. Qual marcas de Matcha você provou e recomenda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhuma marca em especial, no Brasil só conheço que tenha pra vender a loja Talchá, inclusive online. Mas por aqui é bem caro, um pode pequeno vai sair em torno dos 100 reais. Eu comprei pelo Ebay, por lá é capaz de achar os originais por preços bem bons (só que demora pelo menos 2 meses pra chegar).

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...